segunda-feira, 13/01/2025, 10:18
Fonte: CBN CURITIBA
A vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) tomou posse, na manhã desta segunda-feira (13), para comandar a unidade especial da Câmara de Curitiba. A nova procuradora vai contar com o auxílio das parlamentares Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT), que atuam como adjuntas.
Criada em maio de 2019, a Procuradoria da Mulher é um órgão autônomo, reconhecido pelo Regimento Interno da Câmara. Carlise Kwiatkowski é a quarta vereadora a comandar a ProMulher. Julieta Reis, Maria Letícia e Giorgia Prates, Mandata Preta, já passaram pela direção do órgão.
Entre as funções da procuradoria estão analisar e encaminhar às instituições competentes denúncias de violência e discriminação contra mulheres; fiscalizar políticas públicas e programas municipais para a igualdade entre gêneros e garantir a participação das parlamentares nos órgãos e nas atividades da Câmara de Curitiba.
Além disso, a ProMulher pode fazer pesquisas, promover seminários e também atividades ligadas à representação feminina na política.
A parlamentar, que assume o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Curitiba, disse que pretende conduzir a ProMulher com muito diálogo e também avançar nas políticas públicas voltadas às mulheres.Tocador de áudio
Carlise Kwiatkowski falou sobre a evolução e a importância da Procuradoria da Mulher desde a sua criação em maio de 2019.
A parlamentar falou como funciona a Procuradoria da Mulher, que está sempre à disposição das curitibanas.
O nome de Carlise Kwiatkowsk foi uma indicação do vereador Tico Kuzma (PSD), presidente da Casa, após consultar a bancada feminina da Câmara, que é a maior da história do Legislativo curitibano.